(65) 3641-4348

(65) 9 9290-0461

(65) 4141-2777

(65) 4141-0050

(65) 9 8469-4000

(65) 9 9924- 8572

Imagem de Sistemas Construtivos: Conheça os mais usados na construção civil

Conhecer bem cada um dos sistemas construtivos é essencial para garantir a qualidade da construção. Atualmente no Brasil, existe um método que é mais utilizado, só que as novas tecnologias não param de aparecer.

Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto. Você vai conhecer melhor cada um deles a seguir:

 

Os Sistemas Construtivos mais utilizados

 

Entre os sistemas construtivos, hoje o mais utilizado no Brasil é a alvenaria convencional, devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada. Mas a tecnologia está em constante avanço e muitas técnicas mais comuns em outros países, vem sendo cada vez mais testadas por aqui.

 

Alvenaria convencional ou de vedação

De acordo com a Engenheira Civil Bianca Siqueira Capistrano de Alencar, esse é o sistema mais procurado, conhecido, rápido e com grandes vantagens. Composto por vigas, pilares ou colunas e lajes de concreto armado. Estes elementos dão sustentação à edificação juntamente com os blocos cerâmicos ou blocos de concreto.

 

Com a evolução da tecnologia e indústria nessa área, atualmente já existem as armações prontas, feitas sob medida para o projeto. 

 

Bianca completa que nesse sistema construtivo, a viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas. Já os Pilares ou Colunas ficam acima do solo, portanto fazem parte da estrutura de concreto armado que sustenta a casa, sendo elaborada para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.

 

A parte hidráulica e a elétrica deverão ser realizadas junto com o assentamento dos blocos para evitar cortes futuros. Como os blocos são cerâmicos, a construção é mais barata e mais rápida, além de proporcionar um conforto térmico maior.

 

As vantagens são muitas, como: facilita futuras reformas e mudanças no projeto, grande disponibilidade de mão de obra e materiais, maior aceitação pelo cliente, devido a cultura do uso, entre outros.

 

Alvenaria Estrutural

 

Une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidro-sanitário. 

 

Esse é um dos sistemas construtivos que necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação.

 

Steel Frame

 

É um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. 

 

A principal diferença do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.

 

Wood Frame

 

É muito utilizado nos Estados Unidos e vem ganhando destaque no Brasil, mas como o país muito úmido, acaba não se apresentando como alternativa muito vantajosa entre os sistemas construtivos.

 

Essa estrutura é formada por perfis de madeira, normalmente de reflorestamento (do tipo pinus). A madeira é maciça, contraventada com chapas de OSB (painel de tiras de madeira orientadas). A estrutura de madeira, é passada por um processo de autoclavada, com o objetivo de protegê-la de cupins e umidade.

 

Pelo fato de a estrutura ser feita por frames, ou seja, por partes, ela tem um número limite de pavimentos, e a mão de obra deve ser especializada. O principal ponto de atenção é o cuidado que devemos ter em relação à impermeabilização da estrutura e do fechamento.

 

Paredes de Concreto

Os sistemas construtivos em concreto pré-moldado consistem no uso de paredes estruturais maciças de concreto armado. É feita uma fôrma de madeira ou metal, de acordo com o projeto arquitetônico do edifício, e essa forma é montada in loco (no canteiro de obras).

Pelo fato das instalações elétricas e hidráulicas serem embutidas, não há a necessidade de de quebra de paredes para passagem das tubulações. Esse método construtivo é recomendado para construções de grande escala, pois a fabricação das fôrmas costuma ser cara. 

 

 

Depois de conhecer bem cada um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, lembre-se que o serviço de amarração requer muito tempo, demanda espaço e causa bagunça no canteiro de obras. 

Justamente para facilitar sua vida, a Ferro Armado tem a solução para esses problemas. Aqui fazemos sua ferragem sob medida. Entre em contato pelo WhatsApp e saiba mais.

Para receber ofertas e novidades em primeira mão: Entre para o GRUPO VIP.

 

 

WhatsApp