(65) 3641-4348

(65) 9 9290-0461

(65) 4141-2777

(65) 4141-0050

(65) 9 8469-4000

(65) 9 9924- 8572

Imagem de Sistemas Construtivos: Conheça os mais usados na construção civil

Conhecer bem cada um dos sistemas construtivos é essencial para garantir a qualidade da construção. Atualmente no Brasil, existe um método que é mais utilizado, só que as novas tecnologias não param de aparecer.

Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto. Você vai conhecer melhor cada um deles a seguir:

 

Os Sistemas Construtivos mais utilizados

 

Entre os sistemas construtivos, hoje o mais utilizado no Brasil é a alvenaria convencional, devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada. Mas a tecnologia está em constante avanço e muitas técnicas mais comuns em outros países, vem sendo cada vez mais testadas por aqui.

 

Alvenaria convencional ou de vedação

De acordo com a Engenheira Civil Bianca Siqueira Capistrano de Alencar, esse é o sistema mais procurado, conhecido, rápido e com grandes vantagens. Composto por vigas, pilares ou colunas e lajes de concreto armado. Estes elementos dão sustentação à edificação juntamente com os blocos cerâmicos ou blocos de concreto.

 

Com a evolução da tecnologia e indústria nessa área, atualmente já existem as armações prontas, feitas sob medida para o projeto. 

 

Bianca completa que nesse sistema construtivo, a viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas. Já os Pilares ou Colunas ficam acima do solo, portanto fazem parte da estrutura de concreto armado que sustenta a casa, sendo elaborada para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.

 

A parte hidráulica e a elétrica deverão ser realizadas junto com o assentamento dos blocos para evitar cortes futuros. Como os blocos são cerâmicos, a construção é mais barata e mais rápida, além de proporcionar um conforto térmico maior.

 

As vantagens são muitas, como: facilita futuras reformas e mudanças no projeto, grande disponibilidade de mão de obra e materiais, maior aceitação pelo cliente, devido a cultura do uso, entre outros.

 

Alvenaria Estrutural

 

Une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidro-sanitário. 

 

Esse é um dos sistemas construtivos que necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação.

 

Steel Frame

 

É um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. 

 

A principal diferença do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.

 

Wood Frame

 

É muito utilizado nos Estados Unidos e vem ganhando destaque no Brasil, mas como o país muito úmido, acaba não se apresentando como alternativa muito vantajosa entre os sistemas construtivos.

 

Essa estrutura é formada por perfis de madeira, normalmente de reflorestamento (do tipo pinus). A madeira é maciça, contraventada com chapas de OSB (painel de tiras de madeira orientadas). A estrutura de madeira, é passada por um processo de autoclavada, com o objetivo de protegê-la de cupins e umidade.

 

Pelo fato de a estrutura ser feita por frames, ou seja, por partes, ela tem um número limite de pavimentos, e a mão de obra deve ser especializada. O principal ponto de atenção é o cuidado que devemos ter em relação à impermeabilização da estrutura e do fechamento.

 

Paredes de Concreto

Os sistemas construtivos em concreto pré-moldado consistem no uso de paredes estruturais maciças de concreto armado. É feita uma fôrma de madeira ou metal, de acordo com o projeto arquitetônico do edifício, e essa forma é montada in loco (no canteiro de obras).

Pelo fato das instalações elétricas e hidráulicas serem embutidas, não há a necessidade de de quebra de paredes para passagem das tubulações. Esse método construtivo é recomendado para construções de grande escala, pois a fabricação das fôrmas costuma ser cara. 

 

 

Depois de conhecer bem cada um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, lembre-se que o serviço de amarração requer muito tempo, demanda espaço e causa bagunça no canteiro de obras. 

Justamente para facilitar sua vida, a Ferro Armado tem a solução para esses problemas. Aqui fazemos sua ferragem sob medida. Entre em contato pelo WhatsApp e saiba mais.

Para receber ofertas e novidades em primeira mão: Entre para o GRUPO VIP.

 
Kazanmak için bir yol aramanıza gerek yok! Bunun için Mostbet TR adresine gitmeniz ve paranızı çekmeniz yeterli. Basit!
Choose the best Australian Online Casino if you intend to hit the jackpot today.

 

WhatsApp